segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Meses Temáticos

Meses Temáticos







Então, resolvi dar uma turbinada no blog. Justamente durante a ceia de Ano Novo enquanto o bucho enchia-se com colheradas de farofa, pernil, arroz com lentilha e muito salpicão, cheio de passas maravilhosas.... Sim eu amo passas...  Só de lembrar já me dá queimação...

A primeira ideia foi de fazer meses temáticos com comentários rápidos e leves sobre filmes considerados antigos. Por Janeiro ser férias pensei na quarentona “Sessão da Tarde”, da Rede Globo como tema, puxei uns filmes pela memória e outros fui obrigado a dar uma pesquisada pois a mesma só lembrou de dois.






E quanto truque eu vi. Alguns sites “sérios” dizendo que filmes passavam na “SdaT” e não passaram. Outros filmes que foram atribuídos aos anos de 1980 só foram veiculados na televisão na década seguinte quando chegaram por aqui. Sem contar a classificação. Alguns filmes eram nobres demais para passar durante as tardes de semana, horário que as mamães enviavam os filhos para algum curso, ou casa das avós e dormiam de roncar alto, refestelando-se a tarde toda no sofá, sem perturbação alguma.




Outros temas eram obscuros ou pesados demais para nossa hipócrita censura criada ainda na ditadura. Entre essas dificuldades percebi que muitas indicações para esses filmes da “SdaT” eram títulos que passaram no Super Cine  ou outro programa noturno, tanto da Globo quanto do SBT. Então, pesquisei mais um pouco. Comparei uma lista com outra, vi os embustes, descartei possibilidades e decidi, fazer na verdade 3 temas que serão respectivamente, se tudo der certo, desta forma:


- Em Janeiro – Filmes Leves da televisão: com a característica de ter passado na “SdaT” ou até nas noites do SBT, grande rival da Globo. Todos com memórias afetivas minhas, e que realmente eu tenha assistido;


- Em Fevereiro – Filmes Adultos da televisão: não quer dizer que sejam filmes da Emmanuelle, dos quais eu tinha muito ódio, pois nunca mostravam nada realmente, são os filmes que tinham temas mais complexos e até mesmo mais “chatos” para uma criança/adolescente ou ainda eram “nobres” demais para se passar num horário com menos telespectadores;


- Março – Filmes de Locadora: esses são os primeiros que assisti. Não necessariamente sucessos. Porém só uma seleção dos primeiros filmes assistidos numa fita K-7 (o que é isso??? – Depois explico).






Lembro também que em 1984 esse marmanjo barbado tinha apenas 05 anos. E minhas memórias sobre temas inúteis começam mais para 1985. Já em 1995 eu começo a ser explorado por meus familiares e sou obrigado a trabalhos forçados para sustentar os seus luxos mundanos. Foi o período que dei fim às tardes de ócio produtivo. Tanto os filmes “Leves” quanto os “Adultos” abrangem esse período de tempo (1985-1995).
Já os filmes “de Locadora” são do período, mais ou menos, de início dos anos de 1990, quando um vizinho babaca, com quem eu costuma brincar sempre, me chamou para assistir pela primeira vez uns terrores que me assombram até hoje, até os anos de 1998 quando em casa já contava com um belíssimo e moderno, para a época, Vídeo k-7 de 899 cabeças máster, plus mega power.

No mais leiam os textos que logo publico.


Kisses e hugs, minhas libélulas iridescentes! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário