terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Janeiro - Mês Temático: Filmes Leves de Televisão - Os Goonies


Os Goonies













       “Os Goonies” fez tanto sucesso que sua fama chegou à cidadezinha que morava nos anos de 1980-1990. Assisti com quase uma década de diferença em relação ao seu lançamento. Era um filme considerado “de elite” e passou primeiro no “Super Cine” ou na “Tela Quente” para depois ir para uma rápida exibição na “Sessão da Tarde”. Nunca entendi muito sobre o direito de exibição de um filme na televisão pois eles repetirem alguns incansavelmente e outros só uma vez, no máximo duas e outros ainda nem repetiam.

       Quando finalmente consegui assistir ”Os Goonies”  eu fiquei maravilhado. Era a época que filmes eram divertidos, indiferentes de suas histórias absurdas (sei que pensar isso é um equívoco, qualquer pessoa de diferentes idades vai achar a sua época a derradeira, nada mais que o senso de nostalgia agindo no indivíduo, mas deixemos assim para compor um “clima”). Um Richard Donner inspirado, e com a mão boa para filmes divertidos, que vinha de sucessos como “A Profecia”, “Superman: The Movie”, “Superman II”, “O Feitiço de Áquila”, foi responsável por dirigir “Os Goonies”. Junto a um roteiro de outro inspirado, Chris Columbus. Não sabe quem é esse senhor???? Bom, entre tantos clássicos infantis ele possui a honra de ser o diretor dos dois primeiros filmes da franquia “Harry Potter” “A Pedra Filosofal” e “A Câmara Secreta”. Além desses ele tem muitos filmes legais no currículo, entre roteiro, direção e produção. “Googla” ele para você ver.

      
Um grupo de adolescentes que encontra um mapa e parte em busca de um navio pirata cheio de tesouros escondidos é um dos clássicos dos clássicos de todos os tempos dos filmes. Junte a isso uma família rocambolesca de mafiosos que descobre seus planos e tenta pegar o tesouro antes dos garotos. Neste filme está reunido tudo o que mais gostávamos naqueles tempos: jovens, namoricos, humor, piratas, perigo, vilões engraçados, cadáveres e personagens icônicos, principalmente o Gordo e o Sloth. Sem contar as cenas que marcaram as nossas vidas. Quem não sentiu aquela aflição por causa de um liquidificador não sabe o que é alívio.

    
   É um filme que beira o lado bobo das crianças, mas que é tão bem executado que até adultos gostam. E remonta uma época que ainda era fácil e comum viver na rua em aventuras e brincadeiras com os amigos.  É o mais puro produto de entretenimento daquela década. Ainda hoje possui uma força de apelo que deixa muitas pessoas satisfeitas.

      
Sempre houve boatos que haveria um segundo filme, até agora nada aconteceu. Enfim, ficamos com o primeiro e nos alegramos com as reprises, ou compramos o DVD nas Americanas por R$ 22,99 ou arrumamos outras formas para assisti-lo.




          Um "PS" se faz necessário. A música tema era muito legal também. "The Goonies 'R' Good Enough" na voz de, uma então jovem e rival descolada e colorida de Madonna, Cindy Lauper dava todo o peso do que o filme queria passar. E particularmente o clip de Lauper foi muito mais legal que o trailer oficial da época. 







Direção: Richard Donner
Música composta por: Dave Grusin
Canção original: The Goonies 'R' Good Enough
Roteiro: Chris Columbus


Elenco: Sean Astin (Mikey Walsh), Josh Brolin (Brand Walsh), Corey Feldman (Bocão), Jeff Cohen (Gordo), Ke Huy Quan (Dado), Martha Plimpton (Stef), John Matuszak (Sloth), Anne Ramsey (Mama Fratelli), Robert Davi (Jake Fratelli), Joe Pantoliano (Francis Fratelli).

Nenhum comentário:

Postar um comentário