terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Janeiro - Mês Temático: Filmes Leves de Televisão - As 7 Faces do Dr. Lao

 As Sete Faces de Dr. Lao





       Óbvio que não lembro a ordem dos filmes que assisti então vou apenas colocar do mais antigo ao mais novo.

       Esse filme me deu um cagaço. Achei que já era grande o suficiente para encarar de frente as faces do velhinho chinês e caí do cavalo. Foi um susto atrás do outro. Acho que tinha uns 10 anos quando vi aqueles efeitos nada especiais. Mas para quem se encantava com o Chapolin Colorado voando em aerólitos feitos de isopor e achava o máximo, nada de errado em ver as maquiagens toscas de 1964, ano de produção do filme, nos anos de 1985-1989.

       Lembro bem de várias “faces” e não tão bem das outras. Lógico que fiquei passado com a mulher rabugenta que, não acreditando nos avisos de não olhar diretamente no reflexo da Medusa, automaticamente vira pedra. Outra coisa me causou um certo desconforto, lembro que era bem criança e que ao ver a cena do Pan seduzindo a mulher bonita (Barbara Eden, a gênia de “Jeannie é um Gênio”) eu senti um tremelique bem intenso. Ao mesmo tempo um repúdio pois, a figura de Pan, era uma figura ligado ao Capiroto, mas ele se mostrava muito sensual e fofo ao mesmo tempo. Tentei de todas as formas ver se ele tinha saco e “rhola” mas os pelos e os ângulos da câmera da época não permitiam.
E imagino que o figurinista jamais iria incluir um belo par de colhões de bode num filme de 1964. A mulher no filme ficou tão consternada quanto eu, e ainda a coitada saiu de lá toda descabelada. Eu não entendendo direito o meu desconforto fui logo assomado por outras criaturas fantásticas.
     
  As imagens desse filme ficaram tão encrustadas em minha memória que posso dizer que ele faz parte do meu acervo afetivo de lembranças infantis. Ainda hoje me pego lembrando do chinês com barba comprida e suas criaturas de seu estranho circo.

       Depois de adulto que me deparei com as informações sobre esse filme e descobri que um único ator (Tony Randall) fazia praticamente todos os personagens do circo. E isso foi uma grande inovação para a época e ainda ganhou algum prêmio de maquiagem, que reconheci ser merecido.



E até a postagem desse texto o filme dublado inteiro estava disponível no YouTube.

Pergunte se não revi?

Direção: George Pal
Roteiro:  baseado no livro de Charles G. Finney; Charles Beaumont
Elenco: Tony Randall; Barbara Eden











Nenhum comentário:

Postar um comentário