quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Fevereiro - Mês Temático: Filmes Adultos de Televisão - Poltergeist - O Fenômeno

Poltergeist – O Fenômeno









        Eu já comentei indiretamente sobre esse filme quando lançaram o remake de 2015. Por isso não me estenderei. Lembro que esse será o único filme de terror que configura a lista dos “filmes de adultos” pois pretendo fazer um mês de filmes de terror. Possivelmente outubro pelo Halloween.

    
    “P- O F” foi um filme que tirou minha paz quando criança. A família que se muda para um bairro novo é assombrada por fantasmas que de início faz coisas engraçadas. Porém logo descobrimos que ele quer levar consigo a pequena Carolaine (tá, eu sei que é Carol Anne mas adoramos pronunciar Carolaine). E a tontinha se deixa levar. Agora imagina uma criança com seus 8 anos vendo um filme desses? Pois é, eu vi. E nessa época eu tinha uma televisão de tubo que quando ficava fora do ar ficava cheia de “chuvisco” igual a televisão da Carolaine. E eu não entrava no meu quarto por medo do meu guarda-roupas ser um portal par ao inferno. Então até hoje ainda não entendo por que eu quis assistir esse filme. Ele me traumatizou até recentemente. Quando criei coragem e fui assisti-lo novamente. E para minha surpresa os efeitos estavam tão ultrapassados que fiquei envergonhado de um dia ter medo daquilo. Sem contar que o roteiro também ficou defasado. As coisas não se sustentam mais. Até seu remake sofreu um pouco com isso.
Porém foi bem interessante ver as cenas cortadas pela Globo: como o casal fumando maconha no quarto; ou a irmã mais velha de Carolaine fazendo gestos indecentes para os pedreiros que a cortejavam; ou ainda, chegando com os amigos com um baita chupão no pescoço.  Também tinha o irmão do meio de Carolaine que era atormentado por um palhaço estuprador que contribuiu em muito por meu ódio aos artistas circenses com tinta na cara e nariz vermelho. Só amenizado um pouco pelo Bozo. Que se parar para pensar era tão assustador quanto. :/

        Sem contar que o único nome que ficou na mente de todos foi de “Carolaine”. Só os fãs se lembrarão da Tangina. Só os fãs mesmo.

       
Esse filme foi pura poesia e uma coisa indescritível que só os anos de 1980 poderiam explicar...

        Ahhh anos dourados onde quase tudo era permitido e onde se iniciou as neuroses que vivemos hoje. Sempre bom relembrar o tempo de nossa infância, e nada melhor que um bom filme de terror traumatizante para figurar essa época.
 

Direção: Tobe Hooper
Música composta por: Jerry Goldsmith
Autor: Steven Spielberg
Roteiro: Steven Spielberg, Michael Grais, Mark Victor

Elenco: Heather O’Rourke (Carol Anne), JoBeth Williams (mãe de Carol Anne), Craig T. Nelson (pai de Carol Anne), Dominique Dunne (irmã de Carol Anne); Oliver Robins (irmão de Carolaine atormentado pelo palhaço estuprador) e Zelda Rubinsteins (paranormal esquisita que tenta salvar Carol Anne).

Nenhum comentário:

Postar um comentário