sábado, 29 de abril de 2017

Abril - Mês Temático - Filmes Religiosos: A Última Tentação de Cristo

A Última Tentação de Cristo





        
        
Eu sempre achei Martin Scorcese, além de ótimo diretor, um realizador de filmes crus. Sua fascinação por gangsters e outros produtos da sociedade típica americana nos rendeu vários filmes ótimos. E me espanta muito hoje em dia rever sua trajetória e notar que ele possui filmes que tratam a temática religiosa. Ele possui na sua produtiva carreira “Kundun” e o recente “Silêncio”. Em “A Última Tentação de Cristo” ele toma tema cristão pelo viés da obra homônima de Nikos Kazantzákis que coloca na história de Cristo atitudes tipicamente humanas. Retoma questionamentos que já existem desde o primeiro século da era cristã. Entre tantos a questão da sexualidade do Messias e seu envolvimento amoroso com Maria Madalena.


         Estudando sobre o assunto eu percebi que o que importa não é em si o que o Nazareno fez ou deixou de fazer. Muita gente não se conforma que um homem adulto não tenha relações sexuais. Principalmente os que não acreditam. E como não há provas contundentes sobre nada da vida de Jesus, somente testemunhos tendenciosos de seus próprios seguidores, as especulações vão longe.



Kazantzákis foi filósofo e escritor grego muito reconhecido na atualidade. Lógico que como brasileiros que somos, sua obra se torna obscura, desconhecida. Com uma postura bem atual sobre o conhecimento humano ele usa seu romance “A Última Tentação” para por em JC uma humanidade praticamente desprovida de divindade. E, juntando com Scorcese, temos um filme pesado, crítico, bem executado e relevante. Porém, eu basicamente não gostei desse filme. E analisando os motivos são tão subjetivos e bestas que me envergonho em elenca-los. Mas vale pela relevância, e eu também preciso assistir mais uma vez para tirar a prova... E umas dúvidas. 


Data de lançamento: 12 de agosto de 1988 (EUA)
Direção: Martin Scorsese
Música composta por: Peter Gabriel
Autor: Níkos Kazantzákis
Indicações: Oscar de Melhor Diretor entre outras

Elenco: Willem Dafoe,  Harvey Keitel, David Bowie, Barbara Hershey, Verna Bloom





Nenhum comentário:

Postar um comentário