sábado, 29 de abril de 2017

Abril - Mês Temático - Filmes Religiosos: O Sexto Sentido

O Sexto Sentido









        Estava em dúvida se colocava esse filme neste mês ou em outro. Mas não tem como não falar de “O Sexto Sentido” sem abordar o que conhecemos aqui no Brasil como espiritismo. Tirando minhas ressalvas em acreditar que seres humanos, após a morte, conseguem ficar aqui nesse plano material aterrorizando os seres vivos eu tenho que admitir que essa temática é ótima para causar calafrios. Todo mundo, num maior ou menor grau, já se deparou com algum evento sobrenatural fantasmagórico. A mentalidade infantil é muito propensa a aceitar esse tipo de situação. No nosso país, de forma especial, é um ambiente fértil para divagações e até constatações da veracidade da vida pós morte e permanência neste plano.


      
  Não resvalando em minhas crenças pessoais, vemos em o “O Sexto Sentido” a mestria de um tema tão instigante e tão bem colocado que na reviravolta final ficamos embasbacados. Acompanhamos a vida de Malcom (Bruce Willis) que sendo psicólogo infantil trata de vários pacientes com distúrbios. Após um incidente significativo ele vai atrás de cuidar do pequeno Cole Sear que possui uma mãe não muito presente e principalmente um “distúrbio” esquizofrênico de “ver” coisas que não existem. Essas coisas são pessoas mortas. O grau de suspense e o ponto de reviravolta alcança um nível tão elevado que esse mereceu não só indicação a prêmios relevantes como também rendeu muito nas bilheterias.


        No mais, espíritos existem na mentalidade de qualquer cultura e são vistos como bons ou maus de acordo com a mesma. No nosso caso, temos medo mas convivemos muito bem com esses seres lendariamente “presentes” na realidade de nossa mente.  


Data de lançamento: 22 de outubro de 1999 (Brasil)
Direção: M. Night Shyamalan
Companhia(s) produtora(s): Spyglass Entertainment; The Kennedy/Marshall Company
Roteiro: M. Night Shyamalan
Elenco: Haley Joel Osment, Bruce Willis, Toni Collette.



Nenhum comentário:

Postar um comentário