domingo, 15 de fevereiro de 2015

Whiplash – Em Busca da Perfeição

Whiplash – Em Busca da Perfeição



            Whiplash é um dos deliciosos casos que o coadjuvante rouba todo o brilho do ator principal. J. K. Simmons faz o tirano professor e maestro Terence Fletcher de uma renomada escola de música dos EUA. E o faz de forma tão magistral que fica fácil odiar o personagem. E como é odioso esse personagem. Ele exige mais que perfeição de seus alunos, e usa de métodos pouco aconselháveis para conseguir extrair à força o melhor dos seus alunos.

            E lá encontra o jovem Andrew, o sonso Miles Teller, que deseja ser o melhor músico de sua geração. E adivinhe, abre mão da namoradinha que está conhecendo e da família se deixando levar pelo assédio moral do professor.

            Como disse é maravilhoso ver a obstinação de Fletcher em maltratar seu mais novo pupilo. E não é apenas ser duro com Andrew, coisas voam pela sala. tudo em nome de sua obstinação de encontrar o melhor representante musical do Jazz. Ele acha que pressionando o máximo é que vai ter o melhor do aluno. E abre a questão sobre até que ponto é possível ir para se chegar ao sublime e até que ponto é possível aguentar para se chegar lá.

            No geral o filme é um tanto difícil de assistir. É um musical, sem cantorias, a composição mais executada é a que dá título ao filme. E isso vai sendo repetido algumas vezes com a intenção de mostrar a obsessão de Fletcher em ter no mínimo a perfeição. Podendo gerar um pouco de angústia a quem assiste. Bem executado e com indicações ao Oscar a Melhor Filme, Ator Coadjuvante, o favorito, e Roteiro Adaptado nas categorias principais (pelo menos as que eu levo em consideração Filme, Direção, Ator, Atriz, Coadjuvantes, Roteiros e como bônus, se chamar muito a atenção, Canção).


            Não assistiria uma segunda vez. Uma é tortura o suficiente para presenciar. E o pior é saber que existem professores, e não só de música, que são iguais ao do filme. Eu sei, sou professor e já fui aluno...

Nenhum comentário:

Postar um comentário