sábado, 14 de fevereiro de 2015

Selma - Uma Luta pela Igualdade

Selma - Uma Luta pela Igualdade





         Desta vez começo do final...
         Não vou entregar o fim da história, não se preocupem. É que, quando se inicia a última fala do filme, entra os acordes da música “Glory” interpretado por John Legend com participação de Common. Não costumo esperar os créditos, mas tive que esperar só para ouvir essa canção que é ótima. Está concorrendo ao Oscar, e não sei se perceberam, é a minha favorita. Mas o filme não é só a música, ela dá o tom do fim da história que aconteceu na cidade de Selma.

         Martin Luther King Jr. faz uma marcha em prol dos direitos dos afrodescendentes americanos ao voto, pressionando não só o governador do estado do Alabana, onde se encontra a cidade Selma, mas também o presidente Johnson em 1965. Porém, a primeira tentativa de caminhada é reprimida violentamente pelas autoridades.

         Sem mais contar do filme tenho que chamar atenção para o roteiro, é bem politizado, em certos momentos fica um pouco maçante. A atuação de David Oyelowo é primorosa, faz Luther King. Tom Wilkinson, faz o presidente, bem competente e Tim Roth o asqueroso governador George Wallace. Parece que este ator gosta de fazer personagens desprezíveis, e nisso ele é ótimo. Sem contar a participação especial de Oprah Winfrey. E dizem as boas línguas que o projeto do filme só foi para frente quando ela se mostrou interessada apoiando a empreitada. Outros nomes bem conhecidos estão presentes, e é uma pena não haver mais indicações nas categorias principais ao filme, foi só a de Melhor Filme e Canção.


         É um filme que trata uma causa nobre, não é um filme fabuloso. Serve como documentário de um período bem delicado na história dos direitos americanos. Algumas cenas são fortes para pessoas que se indignam com injustiça... Mas questiono um pouco a todos nós brasileiros, pois coisas parecidíssimas ocorrem neste exato momento no Brasil e nada falamos, ou nenhuma atitude tomamos... Que esse filme nos ajude refletir um pouco sobre nós... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário