sábado, 21 de fevereiro de 2015

Sniper Americano - Cowboy Herói

Sniper Americano - Cowboy Herói




                Não é um filme tão recente, mas está entre os indicados ao Oscar deste ano. Não entrarei nas questões polêmicas do filme como ele mostrar o povo do oriente médio como bárbaros...  E que o filme é muito raso nas questões motivadoras dos “maus”... Errr... Bom, já viu que a polêmica é complexa e as críticas foram grandes.

                Se desconsiderar isso temos um ótimo filme americano para americanos. É o cowboy herói que vai para a guerra e mata um montão de bandidos feios e malvadões. E o pior é descobrir que o verdadeiro inimigo não está nos campos de batalha lá no país inóspito. O inimigo aparece quando estamos na suposta paz em nossa terra natal.

                Então, ainda desconsiderando a polêmica, temos por trás do filme um dos mais respeitados diretores na atualidade, Clint Eastwood. Mesmo sendo um brucutu fazendo um filme de outro brucutu ele consegue sim colocar um pouco de sensibilidade na história do mais letal atirador que os EUA já tiveram. Ele não vê só um herói machão, vê o ser humano susceptível aos traumas de uma guerra e com o apoio da família acha uma nova forma de ser útil ao seu país.

                Cenas de guerras realísticas, uma boa história por trás, um ator de peso encabeçando o elenco. Bradley Cooper continua em sua melhor fase e brilha com o polêmico personagem baseado na história real de Chris Kyle. Consegue passar as nuances mais complexas e profundas de uma pessoa afetada pela guerra e que sente dificuldade em ficar em casa depois de viver todo os perigos em campo de batalha. O filme empolga e até diverte quem gosta desse tipo.

                De todos os oscarizáveis este é o mais pipoca. Feito para agradar o público, principalmente os patriotas norte-americanos. Pode deixar os mais politizados em situação de desconforto e até de indispostos com o jeito que delineia a história. Porém apesar de suas derrapadas “pós atentados do 11 de setembro” é um bom filme.


                E só para constar: Sienna Miller fica ótima de cabelos castanhos. Pena que insista em ficar loira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário