terça-feira, 23 de maio de 2017

Maio - Mês Temático - Filmes de Casamento: Quatro Amigas e Um Casamento

Quatro Amigas e Um Casamento











        
Ok, ok, ok... Já entendi...Ou vocês estão muito ocupados com nossos problemas políticos ou realmente detestam filmes de casamento.
         Quero muito acreditar no primeiro fator pois a turbulência está feia.
    
     Porém, quando me propus fazer os “meses temáticos” a intenção era continuar “haja o que hajar”. E como eu sei que vocês não gostam de filmes de casamento? Sou médium... Não, estou brincando. O Blogger me informa os índices de acessos. Rhááá! Tenho todos os dados aqui comigo. Sei até o que você fez no verão passado... Não, eu não sei, só achei que essa piada bosta usando o nome de um filme cairia bem aqui. É, não caiu.
         
     Enfim, meu humor anda apagado.
         Não mais que o humor deste filme que comento. “Quatro Amigas e um Casamento”, título horrível pela intenção que o roteiro traz. O título original é “Bachelorette” que poderemos traduzir como “Solteira”.  A história gira em torno de três amigas do colegial que eram as “populares” da escola. Americano tem fixação por essa ideia. E vemos uma Kristen Dunst, a abelha rainha Regan, Isla Fisher a louca desvairada e alcoólatra Katie e Lizzy Caplan que tenta ser a certinha, Gena. As três formaram o trio inseparável que detonava a coitada da Becky (Rebel Wilson) por ser a gorda da turma. Anos se passaram e a amizade persistiu mesmo à distância e Becky também as considera suas amigas. Porém algo acontece que as fazem perceber o quanto suas vidas são fúteis, inúteis e frustradas: Becky está noiva e as convida para o casamento.
O que se sucede é um jogo de erros provocado pela dor de cotovelo das outras três que não se conformam em não terem sido as primeiras. Cada uma, a seu modo e mediante a sua personalidade, destila todo tipo de veneno e tenta, as vezes até inconscientemente, destruir a felicidade da única que foi capaz de arrumar um pretendente para casar. Isso deixa o filme mais patético e não cômico. Dunst coloca uma amargura ácida em sua Regan que exala pelos poros.



É evidente que ela deveria, em sua cabeça doente, ser a que casaria primeiro com um ótimo pretendente e que fosse a de maior sucesso do grupo. E involuntariamente Becky mostra o ser humano ruim que ela se tornou. Se conseguirmos tirar a motivação das personagens femininas,  “casar = felicidade”,  podemos perceber uma crítica ferina diante do culto da popularidade: nem todo mundo que foi popular na escola se torna uma boa pessoa na vida adulta. E como Regan, Katie e Gena são péssimas amigas, namoradas, amantes, seres humanos. É angustiante ver a mesquinhez das três diante da felicidade alheia.

        


Não é comédia, mesmo tendo uns momentos de humor. É um pequeno drama sobre a vida adulta que nem sempre é o corredor da escola do Ensino Médio.  



Direção: Headland Leslye
Produção: Will Ferrell, Adam McKay
Roteiro: Headland Leslye
Elenco: Kirsten Dunst, Isla Fisher, Lizzy Caplan, Rebel Wilson 

Nenhum comentário:

Postar um comentário