segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Comentário de Livro: No Meio da Noite Escura Tem um Pé de Maravilha!

No Meio da Noite Escura Tem um Pé de Maravilha!
Ricardo Azevedo

         Contos Folclóricos de Amor e Aventura





         Como o próprio subtítulo diz são contos folclóricos de amor e aventura, que no caso, o autor recolheu de suas memórias afetivas. Pelo que diz, as histórias eram contadas por seu avô e pai. E muitas têm origem no folclore europeu com pequenas mudanças e influências brasileiras. São onze contos que possuem estrutura típica da oralidade adaptado ao contexto escrito e com estrutura de frases  simplificado para o público alvo, os jovens e crianças.

         Os títulos dos contos são:
- Moço bonito imundo;
- A mulher dourada e o menino careca;
- O príncipe encantado no reino da escuridão;
- Coco Verde e Melancia;
- A mulher do viajante;
- Os onze cisnes da princesa;
- O filho do ferreiro e a moça invisível;
- Dona Boa-sorte mais dona Riqueza;
- As três noites do papagaio;
- O filho mudo do fazendeiro;
- Entrevista para um papagaio.


         O tempo todo que li essa pequena coletânea de textos eu me senti um pouco desconfortável. Não que o texto tenha sido ruim, mas o estilo de escrita baseada na estrutura oral me deu um pouco de enfado. Repetições foram a maior causa. Não que seja um livro ruim. Será ótimo para um público leitor iniciante ou pessoas que se satisfazem com essas estruturas um tanto “arcaicas” de textos. Lembra muito algumas narrativas dos Irmãos Grimm, Ovídio ou Perrault. Apesar das mulheres terem certo protagonismo, muitas vezes são elas que dão o passo inicial para resolver os problemas, ainda pesa um contexto patriarcal. Por exemplo, toda mulher que começa com atitudes acaba se casando ou já estão casadas desde o início, e somente com o parceiro é que o final feliz acontece.

         Outra coisa que me atrapalhou muito foi que o tempo todo eu ficava lembrando do livro “A Psicanálise Dos Contos de Fadas”. Então não conseguia ver nada como inocente ou como uma historinha bonita de se ler. E isso acaba tirando um pouco o sabor da leitura, querer fazer análise de tudo.

         O que mais gostei no livro foram as gravuras que estão em suas páginas, ilustrando as histórias. As ilustrações são simples, porém bonitas e são do próprio autor do livro. Dá todo um charme ao material. O livro em si tem um acabamento bonito e uma capa colorida. Tudo para agradar as crianças ou os adultos menos ranzinzas como eu. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário