domingo, 17 de setembro de 2017

Setembro - Filmes Nacionais: Central do Brasil

Central do Brasil





       
  Dora uma senhora trambiqueira, pois escreve cartas para pessoas analfabetas, cobra pelo serviço, mas nunca as envia se vê numa encruzilhada da vida. Assumir ou não o garoto recém-órfão Josué. Uma história com a direção de Walter Salles que até então havia feito poucos filmes ainda. Walter consegue o inusitado ao escalar Fernanda Montenegro para a personagem principal, uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz. O filme também foi indicado à Melhor Filme Estrangeiro. De filme estrangeiro perdemos para o eloquente “A Vida é Bela”. Atriz, que lástima. Fernanda perde para Gwyneth Paltrow e olha que as outras concorrentes eram Emily Watson, Cate Blanchett e Maryl Streep, uma ótima atriz e duas “deusas”. E Paltrow levou...
        
Enfim, essas coisas acontecem...
         A história é bem estruturada mostrando um lado bem humano e brasileiro dos personagens. Em certo momento até “vender” Josué é cogitado por Dora. No último minuto ela desiste e vai atrás de resolver a vida do menino. Fazendo o certo Dora entra numa jornada de redenção onde nada é tão evidente. Seu mau-humor é fruto da sua frustração pela vida. Sua idade já não permite muita coisa.
Então, esse pequeno presente da vida a faz tentar o que é mais correto. Vinícius Oliveira é um achado. Imagine alguém atuando com Fernanda Montenegro? E dando conta do recado? E sem nenhuma experiência anterior. O garoto faz bonito. É cativante a química que Fernanda desprende e envolve o menino. Ambos são realmente a alma do filme. Ambos são o material perfeito para Salles fazer sua obra.
        
Contudo o que disse de “O Quatrilho” serve para “Central do Brasil”, é arrastado. Lento, mesmo não desmerecendo o poder do filme é um pequeno lapso que o atinge. E quem se importa se o filme já entrou para o hall internacional da fama?
E para dizer que não falo só de Oscar ele concorreu a inúmeros prêmios e ganhou um Urso de Ouro e Fernanda um Urso de Prata. Acho que esses prêmios são um pouco mais sérios que o Oscar, só para se ter uma ideia da grandeza desse filme.





Título: Central do Brasil (Original);
Ano produção – 1998;
Dirigido por Walter Salles;
Estreia: 3 de Abril de 1998 ( Brasil );
Duração – 110 minutos;
Classificação - Não recomendado para menores de 12 anos;
Gênero: Drama Nacional;
Países de Origem: Brasil e França;
Roteiro: João Emanuel Carneiro, Marcos Bernstein, Walter Salles;
Produtores: Arthur Cohn, Martine de Clermont-Tonerre;

Atores: Fernanda Montenegro, Vinícius Oliveira, Caio Junqueira, Maria Menezes, Marília Pêra, Matheus Nachtergaele, Othon Bastos, Otávio Augusto, etc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário